Mapas de Viagem

Viajando de Avião – 10 Dicas Simples que Irão Deixar Você nas Nuvens! Acredite!

Viajando de Avião – Um bom planejamento é importante para não ter problemas durante o voo

Viajar é maravilhoso! Você prepara um bom roteiro e visita novos lugares, conhece diferentes culturas, se diverte muito. Mas, antes de passear, você vai ter que enfrentar um long período viajando de avião. Espaço restrito, pressurização, frio, longas e intermináveis horas… Quem pode ignorar esses desconfortos? E, até mesmo na primeira classe, um voo longo costuma ser cansativo e estressante.

Por isso, para chegar bem disposto ao seu destino e pronto para as atividades do dia, um bom planejamento do período em que você vai estar no avião é muito importante. Confira agora alguns recursos que irão amenizar o desconforto e tornar sua viagem de avião menos estressante. E, pode acreditar, você vai se sentir muito melhor!

1. Escolha seu assento com atenção

Viajando de Avião – A viagem mais confortável começa pela escolha do assento

Viajando de avião - Você nas nuvens - Escolha seu assento com atenção

Viajando de avião – Você nas nuvens – Escolha seu assento com atenção

As poltronas dos aviões reclinam apenas até 35 graus e estão posicionadas a 80cm de distância do assento da frente. Portanto, se você quiser conseguir um pouco mais de conforto, procure marcar seu assento no ato da reserva ou fazer o check-in com três horas de antecedência, escolhendo assentos de acordo com o seu perfil.

Se você é inquieto, ou precisa de espaço, procure sentar-se nas primeiras fileiras, no corredor ou junto às saídas de emergência, locais que possibilitarão esticar as pernas e movimentar-se mais. Os assentos próximos das asas do avião são boa opção para evitar turbulência.

Uma boa dica para quem viaja em dupla é reservar os assentos do corredor e o da janela. As chances de vocês ficarem com a poltrona do meio vazia é grande e, mesmo que ela seja ocupada, o passageiro certamente não vai se incomodar de trocar o meio pelo corredor ou pela janela.

As últimas fileiras são a pior escolha, seja corredor ou janela. Elas ficam na área mais barulhenta do avião e que mais sofre com as turbulências. Evite também a fileira da frente da saída de emergência e a última fileira do avião, pois normalmente reclinam pouco ou nada.

Dica: O site  SeatExpert  oferece um mapa do avião usado pela companhia aérea em determinado voo e avisa qual assento é mais estreito, qual fica em uma área movimentada do avião, qual tem mais espaço para as pernas mas tem uma visão limitada da janela, ou ainda, se a poltrona da frente não reclina, ou o próprio assento não reclina.

2 – Use roupas confortáveis e adequadas

É importante pensar no conforto, mas não precisa deixar o estilo de lado

Não só os pés, mas todo o corpo dilata durante os voos mais longos, por isso, evite jeans muito justos, paletós apertados, roupas que amarrotam facilmente e sapatos de salto alto. Também é bom evitar saias, shorts ou bermudas, pois, além de fazer frio no avião, essas peças não permitem liberdade de movimento e você vai ficar pouco à vontade.

Aposte em calças flexíveis, com tecidos elásticos e uma bota baixa ou sapatilha (pense em calçados fáceis de tirar e calçar novamente na hora do raio X). Leve também um agasalho com capuz e uma malha estilosa. Quanto mais aconchegante a sua roupa, mais confortável vai ser a sua viagem de avião.

Viajando de Avião - Use roupas de tecidos macios e flexíveisViajando de Avião - Use roupas de tecidos macios e flexíveis

Lenços e cachecol – Amenizam o frio e servem até como travesseiros

Viajando de avião - Você nas nuvens - Leve lenços e cachecol

Viajando de avião – Você nas nuvens – Leve lenços e cachecol

Cuidados com os pés e as pernas – Uma boa dica para evitar riscos à saúde, reduzindo o cansaço e o inchaço dos pés e das pernas, é usar uma meia de média compressão até os joelhos. Além disso, outra boa sugestão é usar meias quentinhas e com solado antiderrapante, que “grudam” em qualquer superfície, permitindo que você coloque os pés para cima sem que fiquem escorregando e caindo de volta para o chão. Considere até mesmo levar um par de pantufas. Elas manterão seus pés limpos quando for usar o toalete.

Meias de compressãoPantufas

Andar pelo corredor e se exercitar de tempos em tempos, dobrando os joelhos, girando os pés e espreguiçando-se com os braços também ativa a circulação e ajuda a evitar o inchaço.

3- Para dormir no avião

Viajando de Avião – Dormir no avião sempre faz o voo passar mais rápido

Travesseiro – Na classe econômica, um desses travesseiros para viagem, que encaixam na nuca, pode significar algumas horas a mais de sono. Prefira os que têm botão ou velcro para prender na alça da mala. Se você é do tipo que não consegue dormir porque fica com a cabeça caindo para a frente, considere um colar cervical de espuma.

TravesseiroColar Cervical de Espuma

 

Máscara para os olhos –  Para evitar que qualquer tipo de iluminação venha a incomodar.

Viajando de avião - Dormir faz o voo passar mais rápido

Viajando de avião – Dormir faz o voo passar mais rápido

Protetores de ouvidos – Não só para evitar barulhos (criança chorando, passageiro roncando, serviço de bordo etc.), como para aliviar os efeitos da pressurização (aquele desconforto de sentir o ouvido entupido). O ideal é usá-los por pelo menos uma hora durante a decolagem e uma hora antes da aterrissagem. Outra boa dica é mascar chicletes nesse mesmo período.

Viajando de avião - Protetores auriculares

Viajando de avião – Protetores auriculares

Peça ajuda para dormir – Se você é do tipo que tem muita dificuldade para pegar no sono, peça a seu médico que indique algum remédio para dormir. Pode ser da linha dos naturais, como maracugina, valeriana, melatonina ou algo mais forte, se necessário.

Dica: Parte do desconforto sentido a bordo (enjoo, tontura, dor de cabeça e até mesmo pânico) pode estar associada aos efeitos da pressurização sobre o labirinto. E esse é mais um importante motivo para utilizar os protetores de ouvido.

4 – Umidificadores e hidratantes

Viajando de Avião – Hidratar é preciso!

Durante viagens longas, a umidade dentro da aeronave gira em torno de 17%. Isso significa que o ar fica extremamente seco, irritando a pele, os olhos e a mucosa do nariz. Evite maquiagem e use creme hidratante na pele (se quiser chegar nova em folha, faça um make-up básico no final do voo). Tenha em mãos também protetor labial, colírio e gel ou solução nasal. Se você usa lente de contato, leve algum produto para elas ou dê preferência aos óculos.

É muito importante manter-se bem hidratado durante o voo e, para isso, o melhor é limitar-se à água. Evite bebidas gaseificadas: além de inchaço, elas podem provocar cãibras!

Dica: Leve uma garrafinha de água vazia, para encher depois de passar pelo raio-x ou compre uma garrafa antes de embarcar.

5 – Atenção para a alimentação

Levar merenda no avião é a nova tendência

Leve sua própria água e seu próprio lanche para dentro do avião – Nunca dependa das companhias áreas para se alimentar. Você nunca sabe se a aeronave passará por problemas mecânicos, por exemplo, deixando os passageiros sem as refeições de bordo.  Quase todo tipo de comida pode embarcar em um avião, mas lembre-se de tomar alguns cuidados. O primeiro deles é checar com a companhia aérea se há alguma restrição quanto a itens levados para dentro do avião. Evite alimentos com cheiros muito fortes e dê preferência às sacolas térmicas e aos potes com tampas que vedam completamente.

Viajando de avião - Não deixe de levar água e lanche

Viajando de avião – Não deixe de levar água e lanche

Pensar no que comer antes de embarcar também pode evitar situações constrangedoras – Alguns alimentos, como carne vermelha, frituras, feijão e repolho, estimulam a fermentação e dificultam a digestão, podendo causar gases e provocar muito desconforto.

Álcool – O álcool desidrata e estamos à procura precisamente do contrário! Além disso, como desidratamos rapidamente durante o voo, temos menos água no sangue e isso potencializa os efeitos do álcool.

Previna-se contra enjoos e tonturas – Se você sofre de tonturas e enjoos, tome algum medicamento 30 minutos antes do embarque, de acordo com orientação médica.

7 – Leve seu próprio entretenimento

Levar um player, um tablet ou um leitor digital vai ajudar a passar as horas e relaxar durante todo o voo. Mas certifique-se de que todos os seus dispositivos eletrônicos estejam carregados antes do embarque.

Viajando de avião - Leve seu próprio entretenimento

Viajando de avião – Leve seu próprio entretenimento

8 – Use um porta dinheiro e documentos

Com ele você encara o voo com muito mais tranquilidade e consegue dormir sem receio de que alguém possa mexer nas suas coisas.

Viajando de avião - Use um porta dinheiro e documentos

Viajando de avião – Use um porta dinheiro e documentos

9 – O que levar na bagagem de mão?

Como bagagem de mão, você pode levar uma mala pequena, de rodinhas, com, no máximo, cinco quilos de peso e uma bolsa

Viajando de Avião – O que levar na mala de rodinhas

 

Mala de rodinhas

-Carregadores de celular, adaptador universal, máquina fotográfica e tablet.

-Travesseiro de pescoço (preso na alça da mala).

-Pasta com vouchers da viagem, apólice de seguro viagem, roteiros, ingressos que já comprou, etc.

-Kit com os remédios que você precisará tomar durante a viagem.

-Kit de roupas reserva caso algo aconteça com sua mala e ela chegue depois. Se for para um lugar quente incluir um short, camiseta, chinelo e roupa de praia ou, se for para um lugar de muito frio, incluir um casaco mais quente, luvas, meias e gorro.

Viajando de Avião – O que levar na bolsa de mão

Leve uma bolsa grande, com os itens mais importantes, para evitar abrir a mala de rodinhas e o compartimento de bagagem. Use, de preferência, uma bolsa de material leve e com alça para transpassar.

Bolsa de Mão

-Documentos (não esqueça o passaporte!), celular e dinheiro trocado (em reais e na moeda do país de destino).

-Remédios que você precisará durante o voo.

-Lenço, echarpe ou pashmina e um par de meias.

-Máscara para os olhos e protetor de ouvidos.

-Celular e carregador.

-Dispositivos eletrônicos.

-Fones de ouvido.

-Gel ou solução nasal e colírio.

-Protetor labial, hidratantes para as mãos e para o rosto (todos em frascos bem pequenos).

-Nécessaire com produtos de higiene pessoal.

-Chicletes.

10 – Últimas dicas para sua viagem de avião

Leve seu próprio fone de ouvido

Os fones distribuídos no avião normalmente passam por um processo de higienização e são entregues a novos usuários.

Retire as etiquetas antigas das malas

Elas são as responsáveis por boa parte dos casos de extravio de bagagem dos aeroportos.

Peça sempre um upgrade 

Na hora de fazer seu check-in no aeroporto, não custa perguntar no balcão se há disponibilidade para outra classe, e muitas vezes as empresas oferecem promoções para quem quer fazer um upgrade. Então, seja simpático e pergunte se há uma possibilidade de upgrade ou mesmo de um lugar melhor. Na dúvida, arrisque. O máximo que pode acontecer é você continuar no mesmo lugar que está. Às vezes dá certo.

Aviso de Restrição Alimentar

Se tiver alguma restrição alimentar não se esqueça de avisar à companhia aérea com antecedência. Não é amplamente divulgado, mas quando você está comprando sua passagem você pode informar se prefere uma alimentação especial. Geralmente as opções são: vegetarianas, sem sal, sem glúten, etc. Escolha a que mais lhe agrada (isso é mais comum em voos internacionais). Use e abuse desse direto. Você não paga nada a mais por isso.

Jet Lag

Se for viajar para um lugar com fuso horário diferente do seu, comece a se adaptar antes de embarcar. Para isso, passe a dormir mais cedo alguns dias antes e, no dia da viagem, coloque seu relógio no horário de seu local de destino.

Leve uma caneta

Sabe aquela hora em que você vai ter que preencher o formulário de entrada no país de destino? Pois é…

E tente abstrair…

Afinal, você não vai ficar ali para sempre!