Mapas de Viagem

Dicas de Nova York – Pocket Parks para incluir no seu roteiro

Dicas de Nova York – Pocket Parks

O conceito de Pocket Park (Parque de Bolso) foi idealizado como uma sala de estar pública ao ar livre, com quedas de água como elemento principal, para alcançar a tranquilidade, afastando os ruídos da cidade e a correria dos grandes centros urbanos.

Os princípios básicos dos Pocket Parks são:

  • Que sejam localizados na rua para que as pessoas sejam atraídas a entrar.
  • Que tenham cadeiras e mesas.
  • Que possuam uma queda de água.
  • Que tenham sombras de árvores.
  • Que possuam lâmpadas de calor para quando fizer frio.

São, portanto, um oásis de tranquilidade, contrastando com o ritmo frenético das metrópoles.

Veja aqui alguns desses pocket parks em Nova York para incluir no seu roteiro:

Greenacre Park

Número 271 da Rua 51 – Entre Segunda e Terceira Avenidas

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Greenacre Park

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Greenacre Park

Um belo refúgio do ruído e da ansiedade que envolvem Manhattan. Desconhecido pelos turistas, chega a ser inacreditável que em meio a tantos prédios exista uma enorme e volumosa cascata e um oásis verde.

A localização do Greenacre Park é central, na área conhecida como Midtown East, apenas alguns quarteirões da Catedral de St. Patrick, do Rockefeller Center e das lojas da Quinta Avenida. O parque está aberto ao público com acesso gratuito e é uma ótima parada para descansar um pouco o corpo e a mente do pique de Nova York.

Paley Park

Rua 53 East – Entre a Madison e a Quinta Avenida

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Paley Park

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Paley Park

Este espaço intimista tem sido celebrado como um dos melhores Pocket Parks da cidade. Possui pequenas mesas e cadeiras espalhadas e fica a apenas alguns metros de distância do Berlim Wall Section.

Berlim Wall Section

Número 520 da Avenida Madson

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Berlim Wall Section

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Berlim Wall Section

Um pedaço de vinte metros de altura (e milhares de libras) do Muro de Berlim. Sim, o verdadeiro Muro de Berlim. Pintado pelos artistas alemães Thierry Noir e Kiddy Citny, em 1985, esta parte do muro ficava situada ao longo da Waldemarstrasse.

Hoje é um lembrete de como funciona a história: o que uma vez parecia permanente ou impenetrável pode, ao longo do tempo, revelar-se apenas uma obra de arte muito legal.

McGraw-Hill Park

Sexta Avenida – Entre as Ruas 48 e 49

Dicas de Nova York - Pocket Parks - McGraw-Hill Park

Dicas de Nova York – Pocket Parks – McGraw-Hill Park

Uma coisa é sentar-se próximo a uma queda d’água, outra bem diferente é atravessá-la. E é exatamente o que acontece nesta pequena praça, na verdade uma passagem para pedestres, que liga as ruas 48 e 49.

Para passar de uma rua para a outra, você atravessa um túnel de fibra de vidro que mergulha na pequena cascata, enquanto a água se espalha e derrama ao seu redor. Não, não é necessário usar capa de chuva, mas você vai precisar ter um pouco de paciência porque a entrada e a saída do túnel são pontos clássicos para fotos.

Sutton Place Park

Entre as Ruas 56 e 57, ao longo do Rio East

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Sutton Place Park

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Sutton Place Park

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Sutton Place ParkTecnicamente este parque seria muito grande para constar nesta lista, mas deve-se levar em conta que a famosa orla do Rio East em Manhattan é na verdade composta por cinco Pocket Parks separados.  Por isso, em respeito à finalidade desta lista, vamos nos concentrar no parque da Rua 57 East.

A começar por uma vista espetacular da Ponte de Queensboro, que já seria suficiente para atrair um pouco de contemplação à beira do rio, este belo parque ainda oferece como vantagem adicional uma réplica de escultura em bronze de um javali, criada pelo escultor renascentista Pietro Tacca.

Gardens at St. Luke in the Fields

Número 487 da Rua Hudson, entre as Ruas Grove e Christopher – West Village

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Gardens at St. Luke in the Fields

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Gardens at St. Luke in the Fields

Aqui também encontramos uma composição de vários pequenos jardins, todos encantadores e localizados na Igreja de St. Luke in the Fields. Flora e fauna deslumbrantes, bancos para reflexão e arquitetura medieval, que amplifica a sensação de paz natural.

Os jardins da igreja são fechados, mas os jardins da Rua Barrow e do Norte estão abertos diariamente das 8 da manhã até o anoitecer. O Jardim da Reitoria fica aberto de segunda a quinta-feira das 10 às 17 horas.

Tudor City Greens

Tudor City Place – Entre as Ruas 40 e 41

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Tudor City Greens

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Tudor City Greens

“Oásis mágico” seria a melhor forma de descrever o Tudor City Greens. Seu acesso é realizado através de duas escadas, localizadas em cada lado da Rua 42 East, que oferecem uma bela vista do prédio sede da ONU e do charmoso complexo residencial Tudor City.

Aproveite que está por perto e tire uma foto super clássica: A Rua 42, a partir do viaduto do Tudor City.

Rua 42, a partir do viaduto do Tudor City.

Rua 42, a partir do viaduto do Tudor City.

Jackson Square

Oitava Avenida com Greenwich

E já que estamos falando em descanso e apreciação, não podemos deixar de incluir nesta lista a Jackson Square.

Certamente sua existência vem de muito antes do nascimento do conceito de pocket park, mas seus princípios básicos já estavam lá: minúsculo oásis de paz e tranquilidade entre duas avenidas de tráfego frenético; queda de água representada por um antigo chafariz; bancos em meio a vegetação exuberante, que proporcionam sombra.

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Jackson Square

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Jackson Square

É parada obrigatória no caminho entre o Chelsea Market e o Washington Square Park.

 Elevated Acre

Número 55 da Water Street – Perto de Coenties Slip – Distrito Financeiro

Dicas de Nova York - Pocket Parks - Elevated Acre

Dicas de Nova York – Pocket Parks – Elevated Acre

Não é exatamente um Pocket Park, mas não poderia deixar de ser citado. Apropriadamente chamado de “Acre Elevado” (um acre equivale a pouco mais de quatro mil metros quadrados), é uma espécie de irmão mais novo da High Line.

Localizado em uma plataforma de 9 metros de altura, à beira do Rio East, oferece aos visitantes um belo gramado, um anfiteatro, muita vegetação e bancos de madeira.

Das 8 às 21h, o público é convidado a apreciar uma bela vista de Brooklyn Heights, tomar sol ou simplesmente curtir um pouco do sossego e da tranquilidade do local.

Veja maiores detalhes sobre nossos roteiros.