Mapas de Viagem

Conheça Miami – A Cidade que é Um Espetáculo de Cores!

Conheça Miami – Um Espetáculo de Cores e Tons que Encantam e Apaixonam!

Miami - Um espetáculo de cores

Miami – Um espetáculo de cores

Mesclando modernidade, estilo alegre e sotaque latino, Miami abriga também muitas referências europeias em suas construções e jardins. Mar, pontes, ilhas e embarcações de todo tamanho são parte do visual da cidade, frequentada por muitos artistas e turistas.

Miami está normalmente associada a Miami Beach. Mas Miami Beach é uma das cidades que formam o condado de Miami-Dade, um dos 67 condados do estado da Flórida. O condado de Miami-Dade é composto por mais de 20 cidades, algumas delas importantes polos turísticos, como por exemplo Miami City e Miami Beach.

Mapa do sul da Flórida demarcando o Condado de Miami-Dade

Mapa do sul da Flórida demarcando o Condado de Miami-Dade

Miami City – Região Continental

Começamos essa série de posts sobre a Flórida, citando em primeiro lugar os principais pontos de interesse em Miami City. Mas confira também nossos posts com dicas para Miami Beach, Coral Gables e muitas outras cidades interessantes do Sunshine State. Key West, Fort Lauderdale, a região de Palm Beaches e, claro, Orlando. Você vai se surpreender com as belezas naturais e a ótima infraestrutura que todas essas cidades oferecem a seus visitantes.

Para qualquer um desses passeios, vai ser imprescindível providenciar o aluguel de um carro. O deslocamento é tranquilo, principalmente com a ajuda do GPS (que também será imprescindível). Também é relativamente fácil conseguir estacionamento em praticamente todos os lugares.

E esperamos que ao final dessa série, fique mais fácil planejar sua viagem à Flórida!

Principais Atrações em Miami City

Downtown Miami – O Centro Financeiro

O centro financeiro da cidade, com seus altos e modernos edifícios, fica na região continental. Seu diversificado centro comercial é uma oportunidade inigualável de compras, especialmente no Bayside Marketplace e o Bayfront Park. E ao longo da belíssima Biscayne Boulevard, o visitante encontra um visual espetacular para o skyline de  Downtown Miami.

Miami - Um espetáculo de cores - Bayfront Park

Miami – Um espetáculo de cores – Bayfront Park

O Bayfront Park também oferece um playground  para as crianças e uma área verde enorme, que contrasta com os arranha-céus do bairro. Possui ainda um calçadão, uma ciclovia e espaços para eventos, que ocorrem principalmente nos finais de semana.  Também é lá que acontece a festa oficial de Ano Novo, que atrai cerca de 70 mil pessoas.

Como é do Bayfront Park que saem os passeios de barco pela Biscayne Bay (para ver as ilhas e as mansões das celebridades), vale a pena juntar os programas. Shopping Bayside; passeio de barco; passeio por Downtown e o passeio pelo parque.

Miami - Um espetáculo de cores - Bayside Marketplace

Miami – Um espetáculo de cores – Bayside Marketplace

Uma boa ideia é estacionar em algum lugar de Downtown e aproveitar para desfrutar de uma experiência muito interessante e gratuita: andar no futurístico Metromover. Um veículo elétrico elevado, que circula por toda área central, proporcionando belas fotos e uma vista muito bonita de alguns locais da cidade. Tem uma estação em frente ao Bayfront Park.

Miami - Um espetáculo de cores - Metromover

Miami – Um espetáculo de cores – Metromover

Key Biscayne – Para Relaxar

A apenas 15 minutos de carro de Downtown Miami, passando por belas paisagens, uma região tranquila e residencial. Na Ilha Biscayne você encontra o Miami Seaquarium e o Farol de Key Biscayne (Cape Florida Lighthouse). Além disso, a Ilha é uma boa opção para relaxar e fugir das praias lotadas de Miami Beach.

Miami - Um espetáculo de cores - Key Biscayne

Miami – Um espetáculo de cores – Key Biscayne

O Bill Baggs Cape Florida State Park, onde fica a praia e o famoso farol, oferece boa infraestrutura, com lanchonete e banheiros. A entrada é paga, como a maioria dos parques, mas, além da praia, com mar claro e calmo, há uns lugares bem agradáveis para passear. E também oferece opção para aluguel de bicicletas.

Brickell Area – Moderna e Sofisticada

À tarde, aproveite para conhecer a área de Brickell, em Downtown, o centro financeiro de Miami e um dos maiores dos EUA. Com bancos, escritórios e condomínios de altíssimo padrão, também é chamada de “Manhattan do Sul”, por ser igualmente uma ilha repleta de arranha-céus e jovens profissionais com ternos elegantes. A região, que antes era constituída apenas por prédios e galpões, virou o novo point de Miami. Ganhou expressiva revitalização,  condomínios de luxo, restaurantes e bares concorridos.

Arquitetura moderna em Brickell

Arquitetura moderna em Brickell

Não deixe de conhecer o Brickell City Centre, um complexo com cinemas, restaurantes, shopping. O Hotel EAST, super charmoso, tem um rooftop bar de tirar o fôlego. Imperdível também é um passeio pelo calçadão que contorna a chiquérrima ilhota de Brickell Key, apreciando a paisagem espetacular de Key Biscayne.

Downtown Miami - Brickell Key

Downtown Miami – Brickell Key

Não se esqueça que as temperaturas em Miami são sempre elevadas. Procure fazer os passeios pela cidade nos horários de fim de tarde, quando fica mais fresco, deixando a parte da manhã para praias, piscinas e barcos.

Coconut Grove – O Bairro mais Antigo da Cidade

Poucos bairros representam tão bem o espírito de Miami como Coconut Grove. O bairro é a região mais antiga da cidade e foi originalmente colonizado por marinheiros das Bahamas e algumas famílias pioneiras no final de 1800. Hoje é uma região artística e boêmia, que ganhou reputação de abrigar uma comunidade interessante, dinâmica e de mente independente.

Miami - Um espetáculo de cores - Villa Viscaya

Miami – Um espetáculo de cores – Villa Viscaya

Coconut Grove tem muita beleza natural e fica ao lado de áreas populares como Coral Gables, Key Biscayne, Brickell Area e Downtown. Também é o lar do Vizcaya Museum and Gardens, do Museu da Ciência de Miami (Miami Museum of Science and Planetarium), de hotéis elegantes. Possui ainda um um enorme complexo de entretenimento, o CocoWalk, com lojas, restaurantes e muita diversão noturna.

Vizcaya Museum & Gardens – Beleza Encantadora!

Considerado por muitos como um dos mais belos lugares do mundo, a maior propriedade de Miami simboliza um sonho. O milionário industrial James Deering, um excêntrico empresário e colecionador de antiguidades, procurou replicar em todos os detalhes uma vila do século XVI na Itália. Inspirada nas construções renascentistas italianas e francesas, a propriedade é hoje um museu com ricos detalhes de época que transportam o visitante para um castelo na Europa.

Miami - Um espetáculo de cores - Museu Viscaya

Miami – Um espetáculo de cores – Museu Viscaya

Excelente para fotos, a Vila Viscaya fica de frente para a ilha Biscayne, que tem uma das praias mais bonitas da cidade. O museu também costuma ser palco de ensaios fotográficos e casamentos.

Jardins do Viscaya Museum & Garden

Jardins do Viscaya Museum & Garden

Wynwoods Art District – Arte de Rua 

Uma boa ideia para um programa diferente, Wynwoods fica em uma região que já foi decadente e abandonada. Após uma transformação cultural, ganhou diversas paredes grafitadas, galerias de arte, antiquários, lojas e restaurantes descolados.

Miami - Um espetáculo de cores - Wynwood - O Bairro das Artes

Miami – Um espetáculo de cores – Wynwood – O Bairro das Artes

Essa é hoje não somente uma das áreas mais visitadas da cidade, como também uma das maiores instalações de arte de rua do mundo! São dezenas de obras espalhadas pelo bairro assinadas por mais de 50 artistas de 16 países. Inclusive com a participação dos brasileiros KobraOs Gêmeos, que já deixaram suas marcas no bairro! Excelente para tirar fotos!

Mapas de Viagem na Flórida - Wynwood - Miami City

Mapas de Viagem na Flórida – Wynwood – Miami City

Um dos principais pontos de referência do bairro é o Wynwood Walls Park , um pequeno parque fechado e gratuito, onde ficam os principais murais.

Miami - Um espetáculo de cores - Wynwood Walls Park

Miami – Um espetáculo de cores – Wynwood Walls ParkTodo segundo sábado do mês acontece o Art Walk, festival em que todas as galerias ficam abertas até mais tarde, reunindo exposições, performances e foodtrucks. A partir das 18h, o bairro todo vira uma grande festa, com música, drinks e muita circulação de pessoas.

Localização

2520 NW 2nd Ave. das 10h30 às 23h30

Localizado em Midtown Miami, Wynwood fica próximo às regiões turísticas, como Downtown (10 minutos) e Miami Beach (20 minutos). Você pode estacionar na rua, se tiver no seu celular o aplicativo Pay By Phone ou em estacionamentos privativos ao redor, que custam em torno de $7 a $15.

Uma boa ideia é baixar o aplicativo Wynwood Tour Guide, com o guia para aproveitar melhor o passeio. Para mais informações, acesse também: thewynwoodwalls.com

Outra dica preciosa é o horário para visitar Wynwood. O ideal é ir no fim da tarde porque ainda está claro e a temperatura é bem mais agradável. Depois de apreciar os murais, você pode aproveitar para jantar em uma das diversas opções de restaurantes que o bairro oferece.

Everglades – Passeio de Airboat

O Parque Nacional dos Everglades ocupa uma grande parte da Flórida, e uma das maneiras mais legais de conhecê-lo é navegando pela vegetação alagada do parque em um airboat, um barco muito barulhento, com grandes hélices na parte de trás.

Air Boat nos Everglades

Air Boat nos Everglades

Air Boat nos Everglades

Air Boat nos Everglades

Também é possível ver os alligators (o jacaré norte-americano) e fazer várias trilhas e caminhadas no meio da vegetação nativa.

Everglades - Trilha em meio à vegetação nativa

Everglades – Trilha em meio à vegetação nativa

Existem várias entradas para os parques, uma delas, fica bem perto de Miami, o Everglades Safari Park, que tem parque estruturado, mais voltado para turistas. Outra entrada, fica mais ao sul, no caminho para Florida Keys, o Everglades National Parko maior de todos e mais indicado para os aventureiros. E uma outra, fica perto de Fort Lauderdale, o Everglades And Francis S. Taylor WMA, que oferece algumas opções diferentes, como passeio noturno.

O Everglades é mais uma boa oportunidade para tirar excelentes fotos.

Little Havana – A Cultura que Vem de Cuba

Não é um bairro tipicamente turístico, mas é interessante para quem gosta de vivenciar diferentes culturas.

Os primeiros cubanos, fugitivos do regime de Fidel Castro, resolveram cruzar o mar em direção aos Estados Unidos, nos anos de 1960, e começaram a se estabelecer em Miami. O bairro onde mais se concentraram acabou sendo batizado de Little Havana. por representar um pequeno pedaço da capital do país. A fuga em massa acabou trazendo também a língua, a culinária e os costumes de Cuba para a cidade. É verdade que Miami tem influência de muitas culturas latinas, mas a maior delas é sem dúvida a cubana.

Miami - Um espetáculo de cores - Little Havana

Miami – Um espetáculo de cores – Little Havana

Atrações da Região

Little Havana também é repleta de galerias de arte, barraquinhas com souvenirs e lembrancinhas artesanais com ótimos preços. O CubaOcho Museum é uma espécie de antiquário, com bar e música ao vivo, onde se pode apreciar obras de arte cubanas e objetos que datam de 1800 a 1960. O MDC’s Tower Theater (1508 S.W. 8th Street) é um cinema, dos anos 1920, na época o único lugar para assistir filmes em espanhol. Foi muito popular nos anos 60, quando era frequentado pelas famílias cubanas. Hoje passa filmes estrangeiros, não americanos.

No quesito refeições, o bairro também oferece ótimas opções para apreciar a culinária de Cuba. O tradicional restaurante Versailles (3555 Southwest 8th Street), por exemplo, tem muita história e ótima comida cubana, como croquete de presunto ou o sanduíche cubano, com preços bem honestos. No Ball & Chain, bar que funciona desde 1935 e tem decoração retrô, rola música ao vivo de jazz e salsa, com pista de dança. E tem ainda a sorveteria Azucar Ice Cream, com diversos sabores de sorvete (como baunilha cubana ou café com leite), que variam conforme a época.

Little Havana - Ball & Chain e Azucar

Little Havana – Ball & Chain e Azucar

Little Havana tem ainda diversas lojas de charutos cubanos com preços em conta e até uma fábrica onde se pode acompanhar o processo de fabricação dos charutos.

Domino Park

O Parque Máximo Gómez (SW 8th St com SW 15th Ave) talvez seja o lugar que melhor represente a imagem de Cuba antiga em Little Havana. Também conhecido como Domino Park, o lugar é onde os cubanos mais idosos jogam dominó, atividade popular em Cuba. É difícil passar lá e não vê-los concentrado em uma partida.

Domino Park - Little Havana

Domino Park – Little Havana

Calle 8

Todos estes lugares estão na Calle 8, principal rua do bairro, onde se concentra o comércio e as principais atrações. Todos ficam próximos entre si  e dá para visitar a pé, com exceção do restaurante Café Versailles, que fica um pouco mais afastado. Uma boa ideia é tomar um café da manhã ou almoçar no Versailles. Depois seguir na direção do número 1500, onde ficam as demais atrações. Não deixe de apreciar as estátuas de galos, que representam a comunidade cubano-americana em Miami.

Estátuas de Galo em Little Havana - Representantes da comunidade cubano-americana em Miami

Estátuas de Galo em Little Havana – Representantes da comunidade cubano-americana em Miami

Na última sexta-feira de cada mês, toda a rua se transforma em um festival. Os “Viernes Culturales”, têm música ao vivo, dançarinos nas calçadas, comida e muitos mojitos.

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso site e não deixe de conferir as dicas de viagem que preparamos para você aproveitar ao máximo sua visita à Florida.

Se você quiser mais informações, visite o site oficial de Miami para conferir tudo sobre a região e conhecer outros detalhes sobre a origem de uma das cidades turísticas mais famosas da Flórida.